Neste artigo descreveremos a estrutura de diretórios recomendado pela Oracle, introduzido no lançamento do Oracle 8 com o nome de Optimal Flexible Architecture, ou OFA (arquitetrua ótima flexível).
A OFA foi criada com o intuito de padronizar e facilitar a vida do DBA em matéria de organização dos arquivos binários, como os próprios executáveis do programa, arquivos de suporte, arquivos de log e control files, arquivos administrativos, e os arquivos de dados.
É interessante que cada conjunto de diretórios esteja em um disco rígido físico separado.
Porque aderir a estrutura OFA?
O DBA tem uma padronização dos diretórios podendo assim se familiarizar rapidamente com qualquer base que for administrar. As tarefas de administração do banco de dados ficam mais fácil tais como backup e recuperação, criação de arquivos adicionais etc. Se você tiver multiplas versões do Oracle no mesmo computador, a adesão da estrutura OFA reduz o risco de um arquivo de um banco sobrescrever o de outro, e um ponto muito importante que ajuda é na separação das bases.
DICA de Exame: É recomendado se familiarizar com a estrutura OFA, pois, é largamente usada até mesmo quando se instala o Oracle utilizando o OUI (Oracle Universal Instaler), que já se vem (pelo menos para Windows), no Linux normalmente se cria os diretórios manualmente.
Bom, como no windows normalmente é next next finsh (com uma certa atenção é claro), iremos colocar mãos a obra no sistema linux.
PONTOS DE MONTAGEM:
Para o ponto de montagem, usa-se normalmente uma string acompanhado de um valor identificador na forma
/pm.
p é uma string
m é um valor variável.
Exemplo: /u01, /u02, /u03 ou /ora01, /ora02 ...
Dentro do ponto de montagem efetue a nomeação de onde o software Oracle será instalado:
/pm/h/u/product/v
/pm indica o ponto de montagem,
/h indica o nome do diretório indicando um propósito, exemplo: app ou db ou home.
/u indica o nome do dono do diretório,(podendo seu sistema ter multiplos usuários que podem instalar e ser os detentores do software Oracle),
/product indica produto a que se tem,
/v indica a versão do produto.
Exemplo: /u01/db/oracle/product/10.1.0 "usuário oracle, software oracle 10g".
/u01/app/oracle/product/10.1.0 "Oracle 10g Application Server".
contina proxímo capítulo....
(proximo post falaremos da estrutura de diretórios de arquivos e seus subdiretórios).
Nenhum comentário:
Postar um comentário